segunda-feira, 13 de novembro de 2017

RE: IVAN SARAIVA - Evolucionismo


Recentemente, o canal da Igreja Adventista do Sétimo Dia transmitiu o seguinte vídeo e me fez reflexionar sobre sua posição e como esse tipo de visão é prejudicial em uma sociedade que visa crescer social, econômica e, principalmente, educacionalmente.
400 milhões de pessoas não acreditam em Deus: Isso te assusta, Ivan Saraiva? Por quê?

     Sim, o ateísmo tem crescido, mas nem sempre nós, do gênero Homo, fomos crentes em seres sobrenaturais. Não há um desejo em se tornar ateísta, ou você crê ou não crê; assim como a Evolução também não é um mecanismo utilizado para transformar as pessoas em descrentes. Obviamente ela ajuda, mas não passa de um processo explicatório da modificação natural das espécies através do tempo. Aliás, o livro de Charles Darwin chama-se "A Origem das Espécies", e não "As Origens de Darwin".
      Espanta-me seu discurso de que pessoas tinham o desejo de expulsar Deus de suas vidas, mas não tinham razões para isso. Sabemos, hoje, que a transição de teísta para ateísta dá-se justamente ao contrário. Você é exposto a evidências e/ou argumentos filosóficos que favorecem a descrença em Deus, e, a partir da análise dessas informações, você obtém uma pessoa mais crítica e racional, talvez até um ateu. E de uma coisa você está certo: o Criacionismo e a Evolução são incompatíveis, mesmo que a Igreja Católica diga o oposto. A narrativa de Gêneses vai de encontro com as evidências que se tem sobre o Cosmos, a Terra e os seres que nela vivem. Na realidade, elas meio que desmentem sua crença.
     Você se equivocou ao dizer que a Evolução explica a origem da Terra e do Universo, a não ser que estivesse falando de uma Seleção Cósmica Natural, o que explicaria a formação de estrelas, galáxias, nosso Sistema Solar, mas não o Universo...Enfim, antes de propor argumentos, esteja ciente dos fatos - ou você vai se contradizer. Você pergunta: "Se tudo é feito a partir de uma explosão [...], como eu sou feito à imagem e semelhança de Deus?" Simples: Você não é. Deus é feito à nossa imagem, pois nós o criamos. "Deus falou e coisas passaram a existir, mas o ser humano ele o moldou". Hummm... Nós temos 98% de semelhança com chimpanzés, o que significa que Deus usou material já existente, de macacos, para nos criar. Parece que não somos tão  especiais assim, né? Esse tipo de raciocínio é bastante comum quando pouco se conhece sobre Evolução, ramificação das espécies, ancestralidade etc.
      Parece-me que você não acredita na Evolução porque não é assim que a Bíblia, a palavra de Deus, propõe. Devemos, então, analisar o verbo ACREDITAR, pois ela é a base de sua crença e do meu Ceticismo. Já diria o Google: "Acreditar - aceitar, estar ou ficar convencido da veracidade, existência ou ocorrência de (afirmação, fato etc.); crer". Você está convencido de que o relato da Bíblia é real, e eu de que não. Minha crença é baseada em evidências, como a de que a Terra não é plana; ou o Sol não gira em torno de nós; cobras e jumentos não falam; DNA, filogenia, geologia, paleontologia, distribuição geográfica, observação direta... Sabe? Evidências da Evolução. Sua crença, por outro lado, vem da fé. Já diria Significados: "Fé - A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa". Eu me baseio em evidências, você não.
     Ah, e, por favor, pare de insinuar que a Evolução sugere que viemos de macacos. Assim sua credibilidade cai por terra. E, sim, com o que sabemos não devemos levar a Bíblia ao pé da letra: Adão e Eva, o sábado sagrado de vocês, o dilúvio, o pecado original, o ser engolido por uma baleia e sobreviver, o apedrejar homossexuais até a morte, o casar com seu estuprador, o bater no seu escavo o quanto quiser - só não vale matar o coitado, o não comer carne de porco e frutos do mar, o não usar diferentes tecidos etc. Não leve tudo isso a sério. Gêneses não é um livro histórico. E não me venha falar de moralidade. Não é preciso Deus para ser moralmente responsável, até porque o senso de moralidade está intrínseco no ser humano e surgiu antes mesmo do Deus Judaico-Cristão. Nossa percepção de maldade é basicamente construída naquilo que não é benéfico para nossa existência e saúde. Muitas dessas maldades são feitas por nós mesmos e somos altamente capazes de racionalizar se certos atos são bons ou ruins.
      O certo e o errado, diferente do que você diz, não são condicionados pelo o que é bíblico ou não, respectivamente. Pior do que uma doutrinação cheia de falácias é lavagem cerebral. Ciência é uma análise da realidade, a obtenção de fatos por métodos imparciais. "Creia na verdade", você disse, e eu concordo plenamente com isso, entretanto não é com a religião que obtemos verdades sobre nossa existência, caso contrário, PROVE que estamos errados. Dica: não use a Bíblia, pois o criacionismo bíblico já foi refutado.
      Portanto, após meia hora de pregação, ficou claro que sua intenção, caro Ivan Saraiva, era cutucar o posicionamento da Igreja Católica sobre o Big Bang e a Evolução. Minha teoria sobre isso é: a quantidade de evidências que dão suporte ao Big Bang e à Evolução são tão grandes, esmagadoras, que negar a veracidade de tais evidências é até contraproducente. E para o Papa isso importa muito. As pessoas estão deixando de ser ingênuas e questionando mais o mundo em sua volta. Uma posição contrária do que a realidade sugere significa a perda de fiéis para a Igreja, por isso os Papas dizem que não há conflitos entre as duas abordagens. E, pessoalmente, recomendo que faça o mesmo ou você perderá ovelhas. Os dizimistas vão perceber que toda a estória do barro, da costela e das relações incestuosas entre pai, mãe e filho não fazem muito sentido. Fica a dica para a Igreja Adventista do Sétimo Dia, dia esse que Deus descansou. Deus é tão onipotente e poderoso que precisou descansar...Tô fugindo do tópico aqui.
      Espero que esteja claro que não é porque Está Escrito na bíblia que devemos acreditar nela. A Evolução não é uma mera teoria. Ela é uma Teoria Científica, assim como a Gravidade é uma Teoria. Caso você não acredite nela, fique à vontade para pular de um prédio de vinte andares e ver o que acontece. Evolução não é senso comum e pode sim ser provada, como já foi e ainda é.

PS: Será que os Arautos do Rei estariam dispostos a fazer um cover comigo de Façade of Reality do Epica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estatísticas!