![]() |
Iemanjá |
Candomblé uma religião tipicamente Africana que foi trazida paro o Brasil pelos escravos. O Candomblé cultua os Orixás (que são, tradicionalmente, Deuses Africanos). Os praticantes dessa modalidade religiosa dançam, recebem os Orixás, vestem umas roupitchas da hora, celebram blá blá blá...
Os principais Orixás são: Oxalá, Iemanjá, Oxum, Ogum, Oxossi, Xangô, Exu, entre outros.
Existe umas historinhas sobre os Deuses Africanos (tipo Mitologia Grega), mas é muita informação!
Aí você pergunta: "E o Kiko? E Deus nessa babosagem toda? E Jesus? E Maria? E O CRISTIANISMO? CADÊ JESUS NESSA BAGAÇA? ENTÃO ISSO NÃO É DE DEUS, É COISA DO CAPETA!"
E eu respondo: o Kiko não tem nada a ver, NÃO METAM O KIKO NA CONVERSA! E o Cristianismo não tem nada também, isso é Candomblé. Não tem Jesus, não tem o Pai de Jesus, não tem a mãe dele também. Não tem o Capeta também! Os escravos nem sabiam da existência de Cristo, quanto mais do CÃO!
Mas, porém, contudo, todavia, os escravos naquela época não podiam cultuar o Candomblé, POIS SEUS DONOS ERAM EGOÍSTAS E PRECONCEITUOSOS DEMAIS PRA ACEITAR OUTRA RELIGIÃO SENÃO A DELES, O CRISTIANISMO!
Então os escravos tiveram uma ideia: "VAMO FODER COM AS CARA DESSES TROXAS!" E foi o que ele fizeram. Eles mostraram as estátuas de Orixás pros branquelos e diziam: "Isso não é Orixá, é Santo do Cristianismo" E como brasileiro é tapado (Minha mãe é Britânica e meu pai é Alemão) eles acreditaram na conversa dos escravos....
Oxalá se transformou em Jesus, Iemanjá em Maria e os outros eu esqueci ¬¬'
Daí surgiu a Umbanda, que é uma religião Afro-Brasileira, oriunda do Candomblé, do Catolicismo e do Espiritualismo. Em outras palavras, uma mistureba total. É como o Cristianismo que é uma cópia do Paganismo, mas diferente do Cristianismo, a Umbanda não perseguiu o Candomblé para mata-los e queima-los na fogueira (uma tentativa desesperada pra esconder tamanho plágio).
A Umbanda tem mais conteúdo, pois ela cultua não só os Orixás, mas também os Santos e o Deus do Catolicismo(Cristianismo). Sem contar nos guias que o povo recebe. Na Umbanda não se recebe Orixás como no Candomblé, somente os guias (que alguns dizem que são pessoas mortas que não foram aceitas no Céu nem no Inferno, ficando na Terra para suprir as necessidades mundanas das pessoas, seja ela boa ou má). Alguns Umbandistas recebem animais, juro, é verdade. Macacos, cobras, enfim, vários guias, tipo, váááários guias. Esses guias podem ser crianças, velhos, guerreiros, boiadeiros, índios, cegos, fanhos(já vi, é massa kkkkkk)!
![]() |
Macumba |
Para finalizar, gostaria de pedir o que sempre venho pedindo, RESPEITO! Eu já fui um Umbandista por anos e sei como as coisas funcionam. Sei que AINDA existe preconceito nessas religiões, mas, por favor, vocês não são obrigados a aceitar, mas a ter respeito sim! Pensem nisso \o
Parabéns pelo texto
ResponderExcluirSeu texto traz informações interessantes, eu queria mesmo saber as diferenças entre cadomblé e ubanda, você o fez de uma maneira divertida e clara. Parabéns!
ResponderExcluir