terça-feira, 17 de agosto de 2021

Motocarreata para Jesus em Maracanaú - uma resposta

"O prefeito Roberto Pessoa recebeu nesta manhã, 21/07, no Palácio Antônio Gonçalves, o presidente da Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Ceará – Ormece, Pastor Francisco Paixão, e o Diretor do Núcleo Maracanaú, Orlando Santos, acompanhados de lideranças religiosas do Município.

 
[...] Na reunião, os pastores aproveitaram o momento para solicitar apoio da Prefeitura na realização do evento Carreata para Jesus, que será realizada dia 11 de setembro."

Essa mensagem consta no site oficial da Prefeitura de Maracanaú. E, acreditem, a prefeitura apoiou a carreata. Mais especificamente: motocarreata.

Não é a primeira vez que a Prefeitura de Maracanaú vai contra à Constituição e se intromete em assuntos religiosos, como quando deixaram de gastar milhares com festas de carnaval e passaram a gastar milhares com festas religiosas cujo propósito era propagar a paz na cidade, mas os índices de violência continuaram elevados. Ou quando criaram a Secretaria de Assuntos Religiosos e colocaram um pastor no comando da pasta. Ou quando criaram um concurso de música cristã  com premiação em dinheiro do Tesouro da cidade. Ou quando espalharam estátuas cristãs pelo município...

Embora a Constituição permita colaborações de interesse público com instituições religiosas, ela também garante a laicidade do Estado.
Entretanto, o que mais me chamou atenção foi o Prefeito facilitar um ato que claramente não tem foco solidário. Digo isso pelo post de divulgação do evento:
*Motocarreata para Jesus. Pela vida, pela família e pelo Brasil* 
Daí você adiciona as cores verde e amarelo no post; faz o evento em um feriado cívico (7 de Setembro); e deixa ser realizado por um grupo evangélico. Com isso temos todos os ingredientes para uma balbúrdia da extrema direita.
O encontro tem como objetivo orar, o que não funciona, pelas famílias da cidade e pela saúde. Em meio a uma pandemia, esse pessoal quer se aglomerar para orar EM UMA MOTO
Outro foco da concentração (e pouco especificada no post) é a arrecadação de alimentos. Contudo, não há informações de onde serão os pontos de recolhimento dos alimentos (pois a reunião é no meio do breu) ou para qual(is) instituição(ões) eles serão doados. Eles afirmam ser para famílias carentes, mas falham em informar de qual região.

Só que não precisa ser gênio para saber que o evento é pró-Bozo. O nosso Senhor Incompetentíssimo Presidente do Genocídio vem participando de diversas motocarreatas ¿protestando a favor de si mesmo?
E o dia 7 de Setembro foi escolhido por Bozo para uma passeata como demonstração de força e apoiar um "contragolpe" em todo o Brasil.
A pergunta que fica é: por que a data do evento foi trocada do dia 11 para o dia em o 🤡 convoca seus seguidores para um "bastante provável e necessário contragolpe"? 
Maracanauense confirma saber que o evento no dia 07 está sendo orquestrado pelo Governo Federal

Eu não fui o único a perceber tamanha falcatrua no esquema da ORMECE.

No Facebook, a página oficial do município vinha excluindo comentários de crítica e contrários ao evento. No Instagram, o mesmo post ficou sem a possibilidade de fazer qualquer comentário [práticas comuns no manuseio das contas da prefeitura. Já tive comentários excluídos no Instagram ao criticar posts, e não obtive resposta quando questionei - durante o desastre de troca de nomenclatura de Secretaria de Assuntos Religiosos para Secretaria da Família, mas mantendo o mesmo pastor na Pasta - se o Satanismo seria representado pela Secretaria, uma vez que a Prefeitura confirmou que todas as religiões seriam contempladas na gestão, não só o cristianismo.

Até que fiz o seguinte comentário na página oficial da Prefeitura de Maracanaú:

"A Prefeitura apoiando evento de cunho religioso parece um tanto inconstitucional. 

O evento só vai piorar o tráfego em pleno feriado. A data não é de celebração religiosa, e só vai incentivar atos de apoio antidemocráticos (digo pela natureza do evento e pela data), como propagação fake news sobre as urnas eletrônicas, vacinação, tratamento precoce e apoio à violação de livre exercício dos poderes públicos.

Sem contar que é imprudente incentivar aglomeração, ainda mais pro povo orar. Até porque há estudo que comprova a ineficácia da oração em pacientes com doenças cardiovasculares (clicar aqui para ler estudo)

O estudo até mostra que os pacientes que sabiam estar recebendo oração pioraram.

Agora também quero ver a Prefeitura apoiando evento de religião de matriz africana pedindo aos Orixás saúde pros maracanauenses; ou apoiando os pagãos em rituais à Deusa e ao Deus Cornífero pedindo saúde à população do Maracanaú.

Quer fazer arrecadação? Super apoio. Mas que tal tirar a baboseira religiosa pra que toda a população possa se sentir acolhida e disposta a ajudar?

Sem contar que me surpreende a Prefeitura ter feito postagem no dia 28 de junho em apoio à comunidade LGBTQIA+ e falado em combate à LBGTfobia, mas se associa a essa ORMECE que só faz desserviço contra a população LGBTQIA+ ( clique aqui para ler PDF ) e ( clique aqui para ler PDF )"


Confesso que exagerei um pouco nas palavras, mas ainda assim é melhor do que protocolar um pedido de Impeachment. Entretanto, a Prefeitura retirou a postagem das redes sociais em menos de cinco minutos após o comentário. Logo, mandei outra mensagem à Prefeitura, lembrando-os que o post ainda se encontrava no site do município; o que foi retirado do ar em minutos.

Estatísticas!